O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois avisos para chuvas e ventos intensos no Ceará, sendo um de ‘perigo potencial’ e outro de ‘perigo’. Ambos são válidos até as 10h deste domingo, 16.
O aviso de ‘perigo’ engloba todos os municípios do litoral cearense e parte do interior, totalizando 47 cidades. As áreas são suscetíveis a serem atingidas por chuvas de até 60 milímetros por hora ou 100 mm por dia e ventos intensos de até 100 km/h. Há, para esses locais, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Já o aviso de ‘perigo potencial’ para chuvas e ventos intensos vale para todos os demais municípios do Ceará. Nesse caso, as precipitações podem chegar a 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos de até 60 km/h. O risco é baixo para corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O Inmet orienta que:
Confira os municípios com aviso de ‘perigo’ para chuvas intensas:
Aviso da Funceme
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) também emitiu aviso de risco potencial e médio para chuvas intensas para todo o Ceará válido até as 12h deste domingo. Não se descarta a possibilidade de descargas elétricas e rajadas de ventos.
De modo geral, segundo o órgão, as condições do tempo para este sábado e domingo devem ser influenciadas pelo posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e por efeitos locais, como a brisa, a interação entre temperatura e umidade e o relevo. Esses fatores devem favorecer a ocorrência de chuvas em todas as macrorregiões do Ceará, com os maiores acumulados pluviométricos previstos para o domingo.
Neste sábado, as chuvas mais significativas devem ocorrer entre a manhã e a tarde, principalmente nas regiões da Jaguaribana, no norte do Sertão Central e Inhamuns, e ao longo da faixa litorânea do estado. No domingo, as precipitações mais intensas tendem a ocorrer entre a madrugada e a manhã, sobretudo nos municípios das macrorregiões do Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém, Maciço de Baturité, Sertão Central e Inhamuns, Jaguaribana e Cariri.
Ressalta-se que devido ao cenário de instabilidade atmosférica, tais chuvas previstas podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento, principalmente no domingo.
FUNCEME/reporterceara.com.br