noticias Seja bem vindo ao nosso site Site Tribuna de Iguatu!

Geral

Governo do Ceará reúne mais 40 municípios para tratar da ampliação do Ensino Superior no estado

Ação faz parte da meta de chegar a 186 polos da Universidade Aberta do Brasil para atender os 184 municípios até 2026

Publicada em 08/07/25 às 17:58h - 91 visualizações

Site Tribuna de Iguatu


Compartilhe
Compartilhar a noticia Governo do Ceará reúne mais 40 municípios para tratar da ampliação do Ensino Superior no estado  Compartilhar a noticia Governo do Ceará reúne mais 40 municípios para tratar da ampliação do Ensino Superior no estado  Compartilhar a noticia Governo do Ceará reúne mais 40 municípios para tratar da ampliação do Ensino Superior no estado

Link da Notícia:

Governo do Ceará reúne mais 40 municípios para tratar da ampliação do Ensino Superior no estado
Ação faz parte da meta de chegar a 186 polos da Universidade Aberta do Brasil para atender os 184 municípios até 2026  (Foto: ASCOM/CASACIVIL)
Mais parcerias para universalização do Ensino Superior no Ceará. Nesta terça-feira (8), o Governo do Ceará promoveu mais um encontro com as prefeituras para tratar da ampliação dos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em todo o estado. A reunião, conduzida pela vice-governadora Jade Romero, foi direcionada aos 40 municípios incluídos na quinta etapa. Também estiveram presentes a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Sandra Monteiro; o secretário da Articulação Política, Nelson Martins; reitores e representantes de universidades públicas; além de prefeitos e prefeitas; entre outras autoridades.
“Essa iniciativa é transformadora. Precisamos alimentar, em especial nos nossos jovens, o direito de seguir sonhando, o direito de buscar uma profissão que traga uma autonomia econômica para as suas famílias. Isso muda também a vida dos municípios. Nós estamos falando de um sonho que está perto de se concretizar”, destacou a vice-governadora Jade Romero, representando o governador Elmano de Freitas na reunião.
A parceria entre Governo do Ceará e UAB tem o objetivo de alcançar 153 polos ainda este ano, para chegar a 186 polos até 2026. “Essa ação faz parte da expansão do Ensino Superior no Ceará, uma política de Estado voltada para ampliação do acesso à universidade, com novos campus e cursos presenciais, e também a Educação a Distância (EaD), por meio da parceria com o Governo Federal, a Capes e o Ministério da Educação”, afirmou Sandra Monteiro, titular da Secitece.
 
Atualmente, o Ceará conta com 115 polos aptos, com 12.423 estudantes distribuídos em cursos de graduação e pós-graduação. Além disso, houve o incremento de mais 5 mil novas vagas da UAB para o estado.

Mais democratização

No Ceará, a rede UAB tem as seguintes instituições públicas estaduais e federais como parceiras: Universidade Estadual do Ceará (Uece); Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); Universidade Regional do Cariri (Urca); Instituto Federal do Ceará (IFCE); Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab); e Universidade Federal do Cariri (UFCA).
“Esse projeto de levar a universidade pública e de qualidade para todos os municípios é inédito no Brasil. Só o Estado do Ceará está fazendo isso, com um modelo único. É um projeto revolucionário, porque a educação é o principal ativo de desenvolvimento pessoal e coletivo. O polo é um portal de encontro dos municípios com seis universidades públicas”, defendeu o reitor da Uece, Hidelbrando Soares.

Os cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu) UAB são voltados, principalmente, à formação de professores, agentes públicos, além de alinhamento às demandas econômicas locais.
A prefeita de Altaneira, Késia Alcântara, acredita que a chegada do polo UAB vai representar mais oportunidades. “Essa universalização do ensino superior é muito importante para os municípios pequenos. Vamos abraçar essa causa, porque o investimento em educação é um marco muito importante para qualquer pontapé inicial de qualquer município”, disse.

Para receber o polo, cada município deve apresentar documentação e estrutura adequada para apoiar professores e alunos em atividades. Os cursos de graduação e pós-graduação serão definidos posteriormente de acordo com a demanda do município e a disponibilidade da universidade parceira. “É muito importante estarmos juntos nessa parceria, porque é muito importante para nosso estado”, concluiu o secretário da Articulação Política, Nelson Martins.

 



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88)99736-1893

Copyright (c) 2026 - Site Tribuna de Iguatu
Converse conosco pelo Whatsapp!