O município de Iguatu, situado na Região Centro |Sul do Ceará registrou chuvas acima da média no mês de janeiro de 2025, conforme dados divulgados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME). O acumulado do período foi de 215,6 mm, um desvio positivo de 68,85% em relação à média histórica de 127,7 mm para o primeiro mês do ano.
Este é o janeiro mais chuvoso desde 2022, quando o volume registrado foi de 290 mm, um desvio positivo de 127%. Já em 2024, as chuvas ficaram abaixo da média, com apenas 89,4 mm, representando uma redução de 30% em relação à climatologia do período.
Apesar dos bons índices de precipitação, a FUNCEME ressalta que as chuvas de janeiro são típicas de pré-estação e não estão diretamente relacionadas com a quadra chuvosa, que começa oficialmente em fevereiro e vai até maio. Isso ocorre porque os sistemas meteorológicos que atuam nos meses de dezembro e janeiro são característicos desse período, sem conexão direta com a estação chuvosa principal.
No início da quadra chuvosa, as precipitações em Iguatu ainda são tímidas.
Por Lucinete Alves/Jornalista/Registro MTB 3605/CE
Fonte: (*)com informações: FUNCEME
Queremos agradecer aos nossos patrocinadores pelo apoio: Flora Pura, Restaurante D. Helena 2, UNIFIC – Faculdades Integradas do Ceará, Churrascaria Picanha Gril, Franciônio Chaves (Consultor Previdenciário) e Estacionamento do Amigo.
Seja um apoiador do nosso site, nos ajudando a continuar gerando conteúdo. Colabore com qualquer valor pelo PIX: lucineteigt.13@gmail.com (Francisca Lucinete de Souza) - Banco NEON. Deus te abençoe!
Obrigada por ler esta matéria e nos vemos na próxima publicação!