
A VI Semana de Responsabilidade Social da UniFIC Faculdades reafirmou, mais uma vez, o compromisso da instituição com a transformação social, a inovação e a construção de um futuro mais humano e sustentável. Em parceria com o SEBRAE, o evento aconteceu entre os dias 19 e 22 de maio de 2026, no Campus I da UniFIC, em Iguatu (CE), reunindo estudantes, profissionais, empresários e a comunidade em uma programação marcada por conhecimento, conexões e inspiração.
Mais do que um evento acadêmico, a iniciativa se consolidou como um verdadeiro movimento de transformação. Por meio do Future Summit, palestras, oficinas, ações sociais e debates, a programação buscou despertar consciências, incentivar novas ideias e fortalecer o papel da educação na construção de uma sociedade melhor.
Para a reitora da UniFIC, Sandra Belchior, a educação possui um papel essencial na transformação de vidas e comunidades.
“Acreditamos que a educação vai além da sala de
aula. Ela transforma vidas, impulsiona sonhos e fortalece comunidades inteiras.
Cada palestra, cada conexão e cada experiência vivida aqui carrega um propósito
maior: formar profissionais preparados para mudar o mundo com conhecimento,
sensibilidade e coragem”, destacou a reitora.
A abertura da programação contou com a presença do renomado médico oncologista e escritor Drauzio Varella, que levou um grande público ao campus da instituição na noite da terça-feira, 19. Durante a palestra magna, Drauzio falou sobre sua admiração pelo Nordeste, relembrou suas primeiras visitas à região em diferentes períodos históricos e destacou os avanços tecnológicos que vêm chegando até às localidades mais distantes do sertão, aproximando pessoas e comunidades por meio da internet e da informação.
O médico também ressaltou os avanços e desafios na área da saúde pública e agradeceu pela oportunidade de participar de um evento que já se tornou referência para o interior do Ceará, reunindo discussões relevantes voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população.

Na oportunidade, entre outros homenageados, o ex-prefeito de Iguatu Aderilo Alcântara recebeu a Comenda Francisco Alcântara Nogueira, reconhecimento concedido a personalidades que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento social e educacional da região.
“Em nome de toda a família, deixo meu
agradecimento ao professor Kleyton Bandeira pela gentileza e atenção, além de
parabenizar todos que fazem a UNIFIC
pelo belíssimo trabalho desenvolvido em
prol da educação e da responsabilidade social”, destacou Aderilo.
Com mais de 800 atividades desenvolvidas ao longo da programação, a VI Semana de Responsabilidade Social da UniFIC consolidou-se como um dos principais espaços de debate acadêmico e extensão universitária da Região Centro-Sul do Ceará. O evento integrou a comunidade acadêmica às ações de responsabilidade social, promovendo discussões e experiências capazes de impactar diretamente o desenvolvimento humano, social e econômico da região.
Mais do que discutir o futuro, a UniFIC mostrou que ele é construído diariamente por pessoas que escolhem fazer a diferença.
Lucinete Alves/Rádio Tribuna de Iguatu/Informar é servir!