O nutricionista e professor Francisco Régis da Silva e a bibliotecária Alia Almeida Santos, ambos do Instituto de Educação Médica (IDOMED), de Canindé (CE), foram selecionados para integrar a delegação do Setor Privado do Ceará que participará da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que acontecerá em Brasília, em maio deste ano. Régis é docente das disciplinas de Gestão e Inovação em Saúde; Metodologia da Pesquisa e de Integração Ensino e Serviço na Comunidade. Alia Santos é especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior e focal de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental da Faculdade.
Na equipe, eles cumprirão a nobre tarefa de levar propostas para serem discutidas na conferência, com o intuito de subsidiar a criação de políticas públicas mais eficazes e sustentáveis que possam contribuir para a adaptação das cidades à nova realidade climática. “Acredito que a nossa participação contribuirá para a inclusão do setor educacional privado no debate das estratégias de educação ambiental diante do cenário de emergência climática enfrentado atualmente”, diz Alia.
Francisco Régis e Alia já haviam participado, no ano passado, da 2ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente do Sertão Central 2, em Itatira (CE). De lá saíram delegados para a Conferência Estadual do Meio Ambiente, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) e, em março, foram eleitos para integrarem o grupo dos 50 delegados do Ceará para o evento nacional deste ano. “Para mim é uma honra e uma responsabilidade muito grande participar da Conferência nacional e propor mudanças ambientais importantes para o futuro do Brasil e do planeta, como um todo”, acrescenta Régis.
Por: Camila
Vasconcelos - Jornalista ( Instituto de Educação Médica (IDOMED)