noticias Seja bem vindo ao nosso site Site Tribuna de Iguatu!

Regional

Pau da Bandeira de Santo Antônio é derrubado nesta sexta-feira (15) no sítio São Joaquim, em Barbalha

Corte da árvore aconteceu no sítio São Joaquim, em Barbalha.

Publicada em 15/05/26 às 20:43h - 43 visualizações

Site Tribuna de Iguatu


Compartilhe
Compartilhar a noticia Pau da Bandeira de Santo Antônio é derrubado nesta sexta-feira (15) no sítio São Joaquim, em Barbalha  Compartilhar a noticia Pau da Bandeira de Santo Antônio é derrubado nesta sexta-feira (15) no sítio São Joaquim, em Barbalha  Compartilhar a noticia Pau da Bandeira de Santo Antônio é derrubado nesta sexta-feira (15) no sítio São Joaquim, em Barbalha

Link da Notícia:

Pau da Bandeira de Santo Antônio é derrubado nesta sexta-feira (15) no sítio São Joaquim, em Barbalha
Corte da árvore aconteceu no sítio São Joaquim, em Barbalha.  (Foto: | Saulo Mota / Portal M1)

Na manhã desta sexta-feira (15), dezenas de carregadores, fiéis e moradores se reuniram no sítio São Joaquim, em Barbalha, para acompanhar o corte do Pau da Bandeira de Santo Antônio 2026. Neste ano, um angico de aproximadamente 25 metros de altura foi escolhido como mastro. 

Com 1,26 metro de circunferência, a espécie é nativa da região do Cariri. O angico tem um tronco mais reto, o que, segundo os organizadores, pode facilitar a divisão entre os carregadores e garantir segurança durante o percurso. 

o capitão do Pau da Bandeira, Rildo Teles, destacou a emoção e o significado da tradição para a população. Não é qualquer festa, é o Pau da Bandeira de Santo Antônio. Para nós é motivo de alegria, essa emoção toda”, disse. 

Após o corte, a madeira passa por um processo de preparação conhecido como “cama do pau” até o dia do cortejo, quando o tronco é carregado por centenas de pessoas pelas ruas de Barbalha até a Igreja Matriz de Santo Antônio.

Na área de retirada da árvore, serão realizadas ações de reflorestamento com o plantio de mudas. Reconhecida como patrimônio cultural imaterial brasileiro, a Festa do Pau da Bandeira é uma das maiores manifestações populares do Ceará e marca a abertura dos festejos juninos no estado.

Via Blog do Amaury Alencar




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88)99736-1893

Copyright (c) 2026 - Site Tribuna de Iguatu
Converse conosco pelo Whatsapp!